Aprenda a preparar um shampoo natural com babosa

A babosa, ou aloe vera, é uma planta com inúmeras propriedades curativas. O gel que há dentro de suas folhas possui uma grande quantidade de compostos medicinais, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes. Por isso, os antigos egípcios a chamavam de A Planta da Imortalidade, enquanto os nativos americanos a chamavam de Varinha do Céu.

Na beleza esta planta também tem as suas vantagens. Existem evidências de que o gel da babosa pode ter efeitos antienvelhecimento. Em um estudo com 30 mulheres com mais de 45 anos, a aplicação tópica do gel demonstrou aumentar a produção de colágeno e melhorar a elasticidade da pele durante um período de 90 dias. Além disso, como o gel possui propriedades antibacteriana, antioxidante e anti-inflamatória, o seu uso também pode ser eficaz no combate à acne.

Benéfica para os cabelos

Além da pele, a babosa também pode ser usada nos cabelos. Como tem um alto poder hidratante, a aloe vera fecha as escamas capilares, deixando o cabelo mais macio e maleável. Além disso, ajuda a eliminar a caspa (caso este seja o seu problema). E para aproveitar todos os benefícios desta planta, aprenda a fazer um shampoo em barra natural, que pode ser usado sem medo, afinal, é um produto que não possui as substâncias químicas dos cosméticos industriais:

Para preparar o shampoo em barra você vai precisar de:

  • Gel de 1 ou 2 folhas de babosa
  • 1 folha de confrei ou 1 ramo de alecrim (frescos)
  • Meio quilo de sabão neutro de glicerina (sem perfumes ou aromas)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 150 ml de água mineral ou filtrada
  • 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas (opcional)

Misture a água, o gel da babosa e o confrei ou alecrim (triturados). Coloque essa mistura em banho-maria e adicione a glicerina, o suco de limão e o óleo de amêndoa. Quando estiver bem derretido, despeje em um recipiente retangular, deixe endurecer e corte no formato de sabão em barra.

O uso no dia a dia é bem simples: passe nos cabelos molhados e vá esfregando até penetrar suavemente. Aguarde de 15 a 20 minutos e enxágue bem o cabelo. Use o shampoo em barra uma ou duas vezes na semana.

Categorias