Aprenda a fazer máscara de mel para os cabelos

Devido às suas propriedades nutritivas, o uso de mel em uma máscara capilar pode ajudar a hidratar o cabelo e o couro cabeludo, reduzir o frizz, restaurar o brilho e reduzir a quebra do cabelo. Confira algumas receitas

O mel é um dos ingredientes mais usados, desde a antiguidade, para a beleza da pele e dos cabelos. Por ser altamente nutritivo, rico em minerais e vitaminas, o mel também tem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e retardar o envelhecimento.

Por este motivo, o mel foi bastante usado pelas civilizações mais antigas para tratar diversos tipos de doenças, principalmente na cicatrização de feridas e, em alguns casos, continua sendo usado até hoje.

Todos esses benefícios do mel podem ser utilizados para tratar a saúde dos cabelos, como você confere a seguir.

Os benefícios do mel para o cabelo

O mel pode ser usado em uma máscara capilar para hidratar os cabelos e o couro cabeludo (quando está muito ressecado). Este ingrediente também é bom para conter a queda dos fios, restaurar o brilho, reduzir o frizz além de deixar os cabelos mais sedosos e macios.

Máscara para queda de cabelo

Para combater a queda dos cabelos, basta aplicar uma pasta feita com um pouco de azeite morno, uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó. Após lavar os cabelos com shampoo, aplique na região afetada, coloque uma touca plástica e deixe por aproximadamente 15 minutos. Depois é só enxaguar para remover bem a máscara e aplicar o condicionador de sua preferência. Essa receita pode ser repetida sempre que necessário ou a cada 15 dias.

Para limpeza do couro cabeludo

Para esta receita você vai precisar de ½ xícara de iogurte natural, 3 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de óleo de coco. Aqueça um pouco o óleo de coco para que ele fique líquido e acrescente o mel, misturando bem. Depois de frio, acrescente o iogurte natural. Passe a máscara nos cabelos previamente lavados com shampoo. Deixe por uns 20 minutos e enxague, finalizando com o condicionador.

Para reduzir a coceira no couro cabeludo

Nesta receita, além do mel, será incluído a banana, uma fruta que contribui muito para o fortalecimento dos fios, reduzindo a quebra e restaurando a elasticidade natural. Para esta máscara você vai precisar de ½ xícara de chá de mel, 2 bananas maduras e ½ xícara de chá de azeite de oliva. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme. Aplique nos cabelos lavados, cubra com uma touca de plástico e deixe agir por 15 minutos. Feito isso lave bem os cabelos para remover os ingredientes e finalize com o condicionador.

Existe alguma contraindicação no uso dessas receitas?

Por se tratar de ingredientes totalmente naturais, quase não há riscos associados ao uso desses ingredientes nos cabelos. A não ser que você seja alérgico a um dos ingredientes citados ou se você for vegano, já que o mel é um produto de origem animal. Um cuidado que se deve ter é ao aquecer o ingrediente (como o óleo de coco) para misturar o mel. Não use nada quente em seu cabelo, espere sempre amornar antes de aplicar.

Fonte:

Wiley Online Library

Review Article

NCBI

JOCPR

Categorias