(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Aprenda a fazer desodorante natural

Quando em contato com as bactérias presentes na superfície da pele, o suor gera odor e o meio para combatê-lo está no desodorante. Neste artigo, você aprenderá a fazer o seu próprio item, com composição natural.

O produto tradicional é composto por diversas substâncias químicas que podem desencadear desde reações alérgicas a problemas mais graves. Estudos relacionam os sais de alumínio (empregados em antiperspirantes para bloquear o suor), os parabenos (conservantes presentes em desodorantes e antiperspirantes) e o triclosan (bactericida) ao câncer de mama e ao mal de Alzheimer.

Desodorantes antibacterianos, por exemplo, que podem ser recomendados para quem sofre com odor muito forte, devem ser usados apenas sob orientação médica, conforme orientam especialistas, pois a substância desequilibra a flora bacteriana da região onde é aplicada. Além disso, estudos epidemiológicos confirmam que ele pode ser responsável por alergias e dificuldades reprodutivas.

Como fazer, então, para controlar o odor de maneira mais saudável? A solução está no desodorante natural, que pode ser feito em casa. Soluções caseiras, como a aplicação de bicarbonato de sódio diluído em água e leite de magnésia, por exemplo, é segura e eficaz. A mistura influencia o pH da pele da região, fazendo com que a flora bacteriana local seja modificada, contribuindo para a melhora do odor.
Aprenda outras duas receitas para fazer o seu próprio desodorante.

Desodorante natural I

Você irá precisar de 3 colheres de sopa de manteiga vegetal; 2 colheres de sopa de amido; 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e de 5 a 10 gotas de óleo essencial de sua preferência. Coloque a manteiga vegetal em um potinho de vidro em banho-maria para que ela derreta, caso esteja muito dura. Aqueça a água aos poucos para não oxidar a manteiga. Quando estiver derretida, misture os outros dois ingredientes.

Para adicionar o óleo essencial, espere ficar em temperatura morna a fria. Para quem sofre com odor muito forte, o óleo de melaleuca é uma boa opção, assim como o de lavanda é para quem tem a pele sensível. Óleos essenciais de frutas cítricas não são recomendados, porque podem queimar a pele quando exposta ao sol.
Aplique nas axilas com as mãos limpas. Guarde o preparado em um potinho de vidro bem vedado e use por 1 a 2 meses (observe alterações de cor e cheiro).

Desodorante natural II

Nessa receita, você precisará de 40 ml de óleo de coco ou palmiste; 5 gotas de óleo essencial de melaleuca; 8 gotas de óleo essencial de lavanda; 1 colher de café de bicarbonato de sódio e 2 colheres de café de farinha de araruta ou amido de mandioca.

Derreta o óleo de coco ou palmiste em banho-maria e coloque-o dentro do potinho escolhido para o desodorante.

Adicione a farinha de aratura e o bicarbonato. Mexa até a mistura ficar homogênea. Pingue os óleos essenciais, tampe e agite o frasco por cerca de 30 segundos. Deixe o potinho descansar, ainda fechado, por alguns minutos, em uma superfície lisa e está pronto.

Mantenha o produto longe do calor e da luz. A duração também é de 1 a 2 meses.

Agradável também ao meio ambiente

O desodorante feito com produtos naturais faz bem não só para a saúde, como também para o meio ambiente. Como não possuem ingredientes químicos, os resíduos descartados no banho não oferecem riscos ambientais ao descerem pelo ralo.

Outra vantagem é poder manter sua receita em embalagens mais sustentáveis, como potes de vidro, já que as industrializadas são, em sua maioria, feitas de materiais que, descartados incorretamente, prejudicam a natureza.

Categorias