(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Aprenda a consumir chocolate sem culpa

Quem não gosta de um chocolatinho de vez em quando para adoçar a vida, não é mesmo? Mas saiba que é possível consumir essa delícia, sem comprometer a saúde.

No Brasil, o consumo de chocolate por pessoa chega a 1,2 quilo ao ano e uma das razões pela procura deste alimento é a liberação de endorfinas que ele proporciona. É por isso que algumas pessoas sentem uma vontade incontrolável de comer doces que, na verdade, é uma necessidade de liberar endorfina. Ao atender esse desejo, o nível de glicose circulante aumenta, e o cérebro passa a liberar a endorfina, ativando os centros de prazer. Por isso as pessoas se deleitam ao comer um chocolate – que também pode causar dependência.

Nosso cérebro busca prazer. Queremos obter resultados rapidamente com o mínimo de esforço e, ao comer alimentos altamente processados, obtemos prazer momentâneo com o mínimo de esforço.

Mas você não precisa sentir culpa ao comer um chocolate. É possível incluir este alimento no dia a dia de forma moderada e com grandes benefícios para a saúde.

Nem todo chocolate é igual

O chocolate amargo é, sem dúvida, a alternativa mais saudável que se tem disponível. Ele conta com mais antioxidantes do que o chocolate ao leite. Os antioxidantes são importantes, porque protegem o corpo contra os danos às células, causados pelos radicais livres.

Mas, embora estudos mostrem que o chocolate amargo pode trazer benefícios à saúde, incluindo melhora no fluxo sanguíneo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, alguns chocolates amargos ainda contém gordura e açúcar.

A gordura vem da manteiga de cacau saturada, que é uma das poucas gorduras vegetais que aumentam o colesterol. Portanto, se o seu colesterol estiver alto, você deve ser extremamente cauteloso.

E sabemos que o açúcar branco refinado também não é bom para a saúde, especialmente em suas ligações com o diabetes e o comprometimento do funcionamento adequado das artérias. Algumas barras de chocolate amargo ainda contêm leite, que pode anular os efeitos do cacau. Por isso, é importante dar uma olhada na lista de ingredientes antes de comprar.

Qual o melhor chocolate para a saúde?

Se você for comer um chocolate, a opção mais saudável seria o cacau puro ou cacau em pó. O cacau em pó vem direto dos grãos de cacau, que são fermentados, secos, torrados e quebrados. Os nibs resultantes, são moídos para extrair cerca de 75% da manteiga de cacau da mistura, deixando uma pasta marrom escura chamada licor de chocolate.

Depois de secar novamente, a massa é moída até ser transformada em pó, de onde se faz o cacau em pó sem açúcar.

Por isso, escolha o cacau com o mínimo de processamento possível. O amargo é sempre o melhor, pois contém um alto número de flavonóides, principal fitonutriente do cacau. Os mais indicados são as semente (chamadas de nibs ou amêndoas) do cacau “in natura“, o cacau orgânico ou ainda os que contém um percentual maior de cacau, de 70 a 99%.

Categorias