Aposte nos benefícios da água micelar

Bastante popular devido à sua versatilidade, ela não só limpa a pele, mas também a tonifica.

A água micelar foi o primeiro produto de uma nova geração de limpadores faciais, lançados com a promessa de limpar a pele com eficiência, sem causar irritação e sem necessidade de enxágue, atuando até como um tônico facial. O seu uso teve início na França e hoje está bastante popularizado – principalmente aqui no Brasil.

Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre essa queridinha e ver como ela funciona e os seus benefícios.

Do que é feita a água micelar

Como o próprio nome diz, a sua base é a água, mas ela vai bem além disso. Esta solução limpadora possui em sua fórmula pequenas “bolsinhas” chamadas micelas que, assim como imãs, atraem e “quebram” a sujeira e as impurezas da pele, facilitando a limpeza.

Estas micelas são geralmente formadas por arranjos de óleos ou surfactantes, agindo somente na superfície da pele, por isso causam menos irritação. Quanto maiores as micelas, mais delicada e superficial será a limpeza da pele.

O que são surfactantes?

A água micelar é feita de água purificada, hidratantes e compostos de limpeza suaves, os chamados surfactantes, componentes com ação detergente. Ou seja, são ingredientes atraídos pelo óleo, capazes de romper essas moléculas de sujeira e limpar a pele de forma mais eficiente.

Enquanto outros limpadores podem deixar a pele seca, como toners à base de álcool, a água micelar protege o equilíbrio do óleo da pele e retém a umidade. Isso limpa os poros enquanto a tonifica.

Além disso, é adequada para todos os tipos de pele e, ao contrário dos sabonetes comuns, que podem ser agressivos para a pele, ela é segura e leve, pois contém ingredientes suaves como a glicerina. É por causa dela, aliás, que a água micelar auxilia na redução da inflamação e irritação da pele e é uma benção para quem tem pele sensível.

Enxaguar ou não enxaguar, eis a questão

Ainda que a água micelar não cause nenhum risco ou dano à pele, a longo prazo ela pode levar ao ressecamento da derme e até causar lesões inflamatórias, devido a uma possível reação alérgica ao surfactante. Por isso, o recomendado entre os dermatologistas é que a solução seja enxaguada, mesmo que o rótulo diga o contrário.

Ótimo limpador de pincéis de maquiagem

A água micelar também é usada como um dos removedores de maquiagem mais eficazes. Como a sua fórmula ajuda na remoção de sujeira, ela pode ser usada para tirar a maquiagem também dos pincéis. A vantagem, neste caso, é que por ser um produto mais suave, ele não danifica as cerdas.

Apenas no caso de sua pele ser muito oleosa ou se você estiver usando uma forte maquiagem à prova d’água no rosto, talvez seja necessário usar um limpador normal, além de água micelar. Isso ocorre porque ela não é tão eficaz na pele oleosa, ao contrário dos limpadores regulares.

Resumindo, a água micelar pode fazer maravilhas à sua pele, auxiliando na hidratação da pele, retendo a umidade, removendo a sujeira e a oleosidade e, o mais importante, para limpar a maquiagem tanto dos olhos quanto do rosto.

Experimente usar este produto em vez de um limpador tradicional e demaquilante que pode manter sua pele saudável e hidratada. Mas, se ainda tiver dúvidas quanto ao uso, sugerimos que consulte o seu dermatologista antes de usá-lo.

Você já usou algum dos produtos da água micelar? Se sim, compartilhe sua experiência conosco!

Fontes: Beleza Verde | The Teal Mango

Categorias