Aquele cheirinho de ceia de Natal ficando pronta já está te dando água na boca? Bom, então a gente aposta que vem exagero por aí. Também, com tanta comida gostosa, fica difícil resistir à tentação.
Mas dá para amenizar os efeitos dos exageros gastronômicos do Natal. Uma boa dica para desinchar e já se preparar para a festa de ano-novo é abusar das frutas, hortaliças, da água e dos suchás, uma mistura de sucos e chás que pode ajudar no funcionamento dos rins e do fígado e, assim, aumentar a eliminação de toxinas.
Para dar uma aliviada, vamos de suchás?
Suchá é uma mescla ideal para quem não gosta de tomar chá puro, além de ser refrescante agora no verão. A versão com gengibre é um ótimo anti-inflamatório, antioxidante e ajuda na digestão. O verde, branco, de hortelã, erva-doce e capim-santo são outras boas opções.
Os suchás têm efeito diurético, ou seja, ajudam na desintoxicação do organismo e diminuem a retenção de líquidos. Os rins são os encarregados dessa limpeza, filtrando substâncias que não servem mais e eliminando-as pela urina. Alguns chás também auxiliam na digestão e no trânsito intestinal.
O processo de desintoxicação leva de três a quatro semanas. E atenção: nada de dietas radicais para para curar a “ressaca” alimentar, ok? Após os dias de fartura, é importante manter o consumo adequado de carboidratos, proteínas, verduras, frutas e gorduras.
Aliviando a ressaca
A famosa ressaca nada mais é do que uma leve intoxicação hepática, em que o fígado ficou fragilizado após trabalhar demais para metabolizar toda a quantidade de álcool ingerida.
Para sair desse estado, é preciso deixar o fígado descansar e hidratar o organismo, na tentativa de eliminar as toxinas mais rapidamente. Algumas dicas são:
– Tome muita água, água-de-coco e bebidas isotônicas para repor sais minerais;
– Evite o jejum e faça refeições leves;
– Ingira produtos integrais (massas, arroz, biscoitos e pães);
– Consuma frutas ou sucos naturais e legumes cozidos;
– Aposte nas proteínas (queijo branco, fresco ou ricota) e produtos derivados da soja;
– Evite leite de vaca, carnes vermelhas, frituras e gorduras (como manteiga e margarina).
Agora, a principal dica vem agora: pegue leve consigo mesmo e pense que esta é uma época para relaxar após um ano cansativo, então tudo bem comer um pouquinho a mais mesmo! Curta o finalzinho de 2021 com leveza e um sorriso no rosto ao lado das pessoas que você ama!
Fonte: G1