(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Algas: as proteínas do futuro

Sustentáveis e multifuncionais, as algas são a base de nossa cadeia alimentar. O seu perfil nutricional inclui vitaminas, minerais, gorduras, fibras e, principalmente, a proteína.

Juntamente com outras proteínas vegetais de fonte única, como ervilha, cânhamo e arroz, as algas são uma alternativa ao whey protein, e podem ser usadas para manutenção e recuperação muscular.

A vantagem em consumí-las, além do alto valor nutritivo, é que elas não causam prejuízos ao meio ambiente. A carne consome muitos de nossos recursos finitos, como água e terra, em todo o seu ciclo produtivo. Mas as algas, encontradas nos oceanos e lagos, estão repletas de nutrientes e podem suprir a nossa necessidade de proteínas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre duas das principais algas:

Spirulina

A spirulina tem uma cor verde intensa e é muito rica em nutrientes. A NASA pesquisou extensivamente essa alga e até a utilizou em missões espaciais graças ao seu impressionante perfil nutricional e sua facilidade em crescer no espaço. Para se ter uma ideia, uma colher de chá de spirulina contém 4g de proteína, com todos os aminoácidos essenciais, além de uma porção razoável dos níveis diários necessários de cobre e vitamina B.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Grego de Desempenho Humano e Reabilitação analisou o efeito da suplementação de spirulina nos exercícios e descobriu que aqueles que haviam tomado uma dose de 6 gramas, antes de uma corrida de duas horas, levavam menos tempo para se sentirem cansados ​​e aumentavam sua taxa de oxidação de gordura em quase 11%.

Além disso, um estudo realizado em 2008, com 127 pessoas, identificou que a ingestão de 2 gramas de spirulina por dia ajuda a reduzir drasticamente sintomas da rinite alérgica, como secreção nasal, espirros, congestão e coceira.

A ingestão da spirulina pode ser feita através de comprimidos ou cápsulas (que são as maneiras mais fáceis) ou ainda através do pó, que pode ser diluído em água, sucos ou smoothies.

Chlorella

A chlorella é outra forma de alga que às vezes pode ser confundida com a spirulina. A diferença fundamental entre elas é que a spirulina é milhares de anos mais velha e não possui a parede celular dura, fato que faz da chlorella ser mais próxima de ser uma planta do que de uma alga. Cerca de 50 a 60% dela é formada por proteína, ou seja, trata-se de uma uma fonte completa, com todos os aminoácidos essenciais.

Uma curiosidade é que a chlorella é excelente para desintoxicar o organismo de metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio – que pode estar em nosso organismo sem sabermos. Assim como a spirulina, a chlorella também pode ser consumida em pó ou em pílula e ambas as formas podem ser integradas perfeitamente à sua rotina de bem-estar.

Categorias