A acupuntura facial é a alternativa ao botox?

Desde que o mundo é mundo, as pessoas (especialmente as mulheres) estão dispostas a fazer muitas coisas em nome da beleza. Mas será que conseguir uma pele mais saudável e com aparência mais jovem tem que ter um custo tão alto?

A acupuntura é uma forma de medicina tradicional chinesa em que agulhas finas são inseridas levemente em vários pontos de pressão do corpo para aliviar o estresse, os músculos e a dor e aumentar o fluxo sanguíneo. Sabe-se que ela ajuda a criar um estado terapêutico e relaxado no corpo e que pode auxiliar com uma série de doenças, como dores crônicas, enxaquecas e até mesmo alguns problemas digestivos. Nos últimos anos, a prática cresceu em popularidade como uma alternativa mais natural ao botox, destinada a suavizar a pele e promover uma cútis firme e brilhante. Estamos falando da acupuntura facial, a onda mais natureba na eterna busca pelo rejuvenescimento.

O que é e o que faz?

A acupuntura facial é simplesmente uma extensão da acupuntura corporal onde o praticante coloca agulhas nos pontos de acupuntura do rosto para aumentar o suprimento de sangue para o rosto.

Quais são os benefícios disso?

Frequentemente comparada ao botox, a acupuntura facial parece o tratamento totalmente natural definitivo que é bom para tudo, desde antienvelhecimento, acne, cicatrizes e aumento da produção de colágeno.

Muito parecida com o microagulhamento, funciona inserindo levemente dezenas de agulhas finas na pele em vários pontos de pressão em todo o corpo para liberar o estresse e a tensão. Ela cria uma espécie de microtraumas na pele (sim, pode causar alguns hematomas) e estimula a produção de colágeno. Quando utilizadas para fins antienvelhecimento, as agulhas ficam confinadas à pele do rosto, visando as linhas finas, as rugas existentes e as áreas onde elas podem se desenvolver mais tarde.

Com que frequência você deve fazer acupuntura para tratar rugas?

Não é nossa intenção te frustrar, mas se você estiver pensando em fazer da acupuntura o seu principal tratamento antienvelhecimento, sugerimos adicionar uma boa dose de paciência e dedicação. Aqui podem ser necessárias várias sessões para começar a ver os resultados. Claro que tudo depende, mas alguns protocolos recomendam de 5 a 10 tratamentos 1 a 2 vezes por semana, seguidos de uma manutenção a cada 4 a 8 semanas.

Isso dói?

Embora possa parecer desconfortável ter uma série de agulhas inseridas na pele, o processo é em grande parte indolor. Quando a agulha é inserida, pode-se sentir uma picada rápida. As usadas no rosto são menores do que as do corpo e a maioria das pessoas não as sente após a colocação inicial. No entanto, se você tem tendência a reter a pressão em certas áreas do corpo ou rosto, pode achar que esses pontos são mais desconfortáveis.

Quanto tempo demora para ver os resultados?

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, mas já dá para notar algum brilho imediato após a primeira sessão. No entanto, se a questão são os resultados antienvelhecimento de longo prazo, aí é preciso um pouco mais de paciência, porque, embora os benefícios relacionados à melhora da circulação possam ser notados logo após o tratamento, qualquer benefício potencial para aumentar o colágeno pode levar tempo, até mesmo 6 meses para ocorrer totalmente.

No frigir dos ovos, vale a pena?

Bem, a acupuntura facial não deve ser o único tratamento antienvelhecimento se você quiser obter os melhores resultados para uma cútis jovem e cheia de vigor como todo mundo quer. Ela não substitui outros cremes tópicos e nem outros tratamentos, mas pode ser uma boa opção para quem foge de procedimentos mais invasivos. De toda forma, ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar toda a gama de benefícios da acupuntura para o envelhecimento facial. Além disso, se você sofre com enxaquecas, convulsões ou hipertensão, a prática não é recomendada.

A filosofia mais importante com a acupuntura facial é que ela respeita o processo de envelhecimento do corpo, para que ele aconteça de forma harmônica e natural, ao invés de fazer você parecer muito mais jovem de uma hora para outra. Usando os processos de cura e sua filosofia milenar, a acupuntura ajuda a trazer o corpo à homeostase, promovendo uma melhor saúde geral de dentro para fora e, claro, refletindo na qualidade da pele. Se vale a pena? Bom, aí depende muito mais do que você quer e da sua disposição de tempo, paciência e dedicação, do que de qualquer outra coisa.

Fontes: Acupuncture Today | Asia Tatler | She Finds

Categorias