5 receitas para cuidar dos cabelos em casa

Confira essas receitas caseiras para cabelos secos, opacos e sem vida

1. Abacate para hidratar os cabelos

O abacate é um dos alimentos mais nutritivos e benéficos para a saúde. Mas as vantagens desta fruta também podem se estender para a beleza dos cabelos. Seus óleos e proteínas suavizam e hidratam as madeixas, sem sobrecarregar os fios mais finos.

Para uma hidratação basta amassar meio abacate e adicionar algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Lave os cabelos normalmente com o seu shampoo preferido e, após o enxágue, aplique esta máscara. Deixe descansar por 15 minutos e depois retire com água morna. Agora, se além de hidratar você também deseja estimular o crescimento dos cabelos, use o óleo essencial de alecrim ao invés do óleo de hortelã-pimenta.

2. Banana com azeite

Outra receita ótima para hidratar cabelos secos, é uma máscara feita com uma banana bem amassada e uma colher de sopa de azeite. Aplique esta mistura em todo o cabelo e o couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e depois enxágue bem com o seu shampoo preferido. Finalize com o condicionador.

3. Condicione com vinagre e ovo

Pode parecer uma combinação estranha, mas essa máscara promete trazer maciez e brilho para os seus cabelos. Para isso, basta você misturar bem dois ou três ovos e adicionar uma colher de sopa de vinagre e duas colheres de chá de suco de limão. Junte ainda cerca de uma colher e meia de azeite e uma colher de sopa de mel. Misture bem (pode ser no mixer ou liquidificador) até virar uma pasta grossa. Aplique essa pasta nas pontas dos cabelos e deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos antes de enxaguar com água morna.

O ovo age como um condicionador eficaz que dá brilho ao seu cabelo. O azeite contribui para deixar os seus cabelos mais fortes. O mel ajuda a manter o cabelo hidratado e o vinagre evita a queda. Faça sempre que preciso!

4. Máscara de aloe vera (babosa)

Misture bem uma colher de sopa de suco de limão e quatro colheres de gel de aloe vera (ou babosa). Aplique nos cabelos lavados e aguarde cinco minutos. Enxágue com água morna. A babosa é um poderoso hidratante para os fios, além de proporcionar brilho e maciez. Outra vantagem desta planta é que ela possui propriedades que ajudam a combater a caspa, além de ser antifúngica e anti-inflamatória, contribuindo para as infecções bacterianas.

5. Mel, azeite e gema para cabelos opacos

O verão foi embora, mas os seus cabelos podem ter ficado com os resquícios da estação. Se os fios ficaram danificados e sem brilho por causa do sol, faça uma máscara com meia xícara de chá de mel, uma ou duas colheres de sopa de azeite e gema de um ovo. Aplique esta mistura em todo o cabelo e deixe agir por 20 minutos, depois lave bem com o seu shampoo preferido e enxágue com água morna. Este tratamento ajudará a repor as ligações proteicas da queratina e deixará os seus fios mais sadios e hidratados.

Você tem alguma receita caseira para deixar os cabelos hidratados e com vida? Compartilhe conosco!

Categorias