(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

5 maneiras naturais para amenizar cicatrizes

Se você tem uma cicatriz e se incomoda com ela, saiba que existem maneiras de amenizar a sua aparência, utilizando produtos naturais.

As cicatrizes fazem parte do processo de reparação da pele. Elas se formam quando a derme é danificada e o corpo forma novas fibras de colágeno para reparar esses danos, resultando em uma cicatriz. Existem vários tipos de cicatrizes, podendo ser planas ou elevadas e, embora elas não possam ser completamente removidas, é possível melhorar a aparência utilizando produtos naturais. Confira algumas receitas:

  • Pepino

Os pepinos possuem efeitos anti-inflamatórios, provenientes dos fitoquímicos chamados cucurbitacinas, e antioxidantes. Por conta disso, uma máscara ou loção de pepinos pode ajudar muito para amenizar as cicatrizes de acne, além de minimizar a inflamação. Este legume também possui agentes clareadores que ajudam a reduzir a vermelhidão. Você pode fazer uma máscara em casa utilizando 1 pepino descascado e 1 colher de sopa de iogurte grego sem açúcar. Bata o pepino no liquidificador ou processador e misture o iogurte. Aplique no rosto ou em outras áreas onde há cicatriz e deixe agir por 10 minutos. Depois enxague bem.

  • Óleo de Rosa Mosqueta

Este óleo é excelente para o rosto pois é rico em antioxidantes e ácidos graxos essenciais que curam a pele danificada e desidratada. O óleo de rosa mosqueta é facilmente absorvido pela pele e por isso não deixa resíduos gordurosos. Ele pode ser aplicado em qualquer região do corpo, massageando bem, de duas a três vezes ao dia.

  • Aloe vera

Também conhecida como babosa, o gel desta planta é muito bom para a cicatrização de feridas. Uma pesquisa descobriu que um dos compostos do aloe vera chamado aloína é o responsável pelos benefícios anti-inflamatórios da planta .

  • Bicarbonato de sódio

É uma esfoliação que pode ser feita de vez em quando e sem colocar muita força. O bicarbonato é um bom clareador de cicatrizes e manchas e o seu uso é simples: basta misturar um pouco de água, formando uma pastinha. A esfoliação com o bicarbonato pode ser feita à noite e, quando feita no rosto, ajuda a fechar os poros, além de reduzir irritações ou inflamações como acne, eczema e erupções.

  • Manteiga de cacau

Ótima para estrias, a manteiga de cacau é uma gordura altamente concentrada que penetra profundamente na pele, contribuindo hidratar e suavizar a pele. Pode ser aplicada no corpo todo, pois ela conta com propriedades antioxidantes e emolientes, formando uma barreira protetora na pele, mantendo-a hidratada por mais tempo. Quando associada à vitamina E o seu poder regenerador de células se eleva ainda mais.

Categorias