(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

5 dicas para manter os brancos e grisalhos perfeitos

Assumir os fios naturais requer mudança de pensamento, atitude e cuidados

Antigamente, quando uma mulher decidia assumir os fios brancos, havia muitas críticas. Hoje, cada vez mais mulheres decidem tomar essa iniciativa libertadora, inclusive as famosas Sandra Annenberg, Glória Pires, Demi Moore e muitas outras, porém, é válido ressaltar que para manter os fios bonitos é preciso dedicação, principalmente no verão.

A falta de pigmentação, redução da massa capilar e aminoácidos, torna os fios brancos mais delicados e suscetíveis às agressões diárias, como o sol, a poluição e o uso de equipamentos térmicos (prancha e secador). Tudo isso traz alterações para os fios, tornando-os mais amarelados e enfraquecidos.

Por isso, para ter cabelos incríveis, hidratados e com o tom perfeito, confira as 5 dicas da especialista em cabelos brancos e grisalhos, Angela Vitalino de Farias, química e cosmetóloga da Bambbu Cosméticos.

  • O tom amarelado é potencializado com a exposição ao sol, por isso evite se expor nos momentos de maior incidência de raios solares e aposte em chapéus, lenços, bonés e produtos com proteção UV, especialmente no uso de Leave-ins de cor black e acinzentadas, que é apropriado para cabelos grisalhos ou brancos, pois eles não mancham os fios.
  • O cloro e sulfato de cobre presentes nas águas da piscina são um dos maiores inimigos dos cabelos brancos, isso porque a alcalinidade (pH) é elevada, abrindo demais as cutículas do fio, tornando-os ainda mais sensíveis, fracos, opacos e até quebradiços. Para prevenir os danos utilize um bom Leave-in nos cabelos secos ou levemente umedecidos, com água doce antes dos mergulhos e ainda coloque uma touca, se possível, para aumentar a proteção.
  • Lave os cabelos com shampoos de pH baixo (ácido) que evitarão que as cutículas se abram ainda mais, pois isso impedirá que os fios percam nutrientes, massa capilar e água, isso evitará a porosidade, ressecamento e a incidência de frizz, além de pontas desgastadas e duplas.
  • O uso de chapinhas, secador e babyliss devem ser evitados, e caso precise utilizá-los, apliquem um bom protetor térmico/leave-in antes, nos cabelos umedecidos após a lavagem e condicionamento. No mercado existem inúmeros produtos específicos para cabelos brancos e grisalhos.
  • No verão aumente o uso de produtos específicos para cabelos brancos e grisalhos, faça uma matização semanal com matizador desamarelador black, lave e condicione pelo menos 1 ou 2 vezes por semana com shampoos e condicionadores específicos para estes tipos de fios, isso manterá a matização e a cor branca ou cinza, sempre vibrante, realçada e sem aqueles amarelos indesejáveis. Faça tratamentos semanais intercalando a reposição de água, nutrientes e proteínas, já que com mais lavagens também perde-se massa capilar, vitaminas e os aminoácidos que são responsáveis por manter as cutículas seladas, resistentes, macias e brilhantes. Existem kits completos de cosméticos que proporcionam às fibras tratamento adequado, maciez, vida, brilho e maior realce da cor aos tons brancos e acinzentados.

A especialista ressalta ainda a importância pela escolha dos produtos que contenham ativos vegetais, ricos em minerais, vitaminas e nutrientes. Os componentes naturais possuem funções excelentes para o tratamento, manutenção e recuperação dos fios. Para acompanhar mais dicas da especialista, acesse o seu Instagram.

Categorias