5 alimentos anti-inflamatórios que não podem faltar no seu prato

Veja quais são esses alimentos e entenda porque eles são fundamentais para a saúde.

Fernanda Correia

O nosso corpo precisa de vitaminas e minerais para funcionar de forma adequada e, nesta lista, não podem faltar os alimentos com poder anti-inflamatório, que são essenciais para o aumento da imunidade e longevidade.

Como agem nas inflamações, esses alimentos também trazem benefícios para a estética, uma vez que auxiliam para a diminuição de acnes e celulites, “já que esses problemas são de origem inflamatória”, afirma a nutricionista clínica e esportiva, Marina Marocci. E não é só isso. Ainda de acordo com a nutricionista, as vitaminas e minerais presentes nos alimentos com propriedade anti-inflamatória, são fundamentais na síntese de colágeno. “O consumo desses aliados à uma boa hidratação vai trazer melhorias para saúde e beleza da pele”, completa.

Ter uma alimentação saudável e variada é o caminho para quem deseja absorver os benefícios dos alimentos anti-inflamatórios e, para saber a quantidade certa de consumo, é preciso consultar um profissional da área de nutrição. “Isso vai depender do grau de inflamação da pessoa, do objetivo dela, pensando no valor calórico de alguns alimentos com ação anti-inflamatória. Mas, de maneira geral, a alimentação pode ser composta de forma variada com os diversos alimentos que têm essa atuação”, explica a nutricionista.

Para completar, confira cinco alimentos com ação anti-inflamatória indicados pela nutricionista Marina Marocci, para você incluir nas suas refeições:

Cúrcuma

Amplamente usada na Índia como condimento, a cúrcuma está cada vez mais presente na cozinha dos brasileiros. Além de dar cor e sabor aos pratos, esta raiz é considerada uma poderosa especiaria, pois possui substâncias antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. Estudos indicaram que a curcumina (pigmento presente na cúrcuma) apresenta efeitos neuroprotetores no tratamento da Doença de Alzheimer e de Parkinson, prevenindo a inflamação e o dano oxidativo.

Gengibre

É uma raiz muito usada tanto para dar sabor aos pratos como para fins medicinais. Diversos estudos indicam que os compostos encontrados no gengibre são eficazes para o alívio dos sintomas de doenças inflamatórias crônicas como a colite ulcerosa e a artrite reumatoide, devido sua ação anti-inflamatória, antitumoral, antioxidante, bactericida e antiviral.

Abacate

Uma pesquisa realizada no laboratório da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, observou a capacidade que o abacate tem em combater inflamações. No experimento, os pesquisadores misturaram o extrato da fruta na célula de sangue dos voluntários, conseguindo atestar o poder anti-inflamatório do alimento. Além disso, o abacate é indicado em estudos como um alimento que impede o crescimento de células cancerígenas.

Azeite de oliva extra virgem 

Um dos principais ingredientes da dieta mediterrânea, o azeite de oliva possui um componente anti-inflamatório semelhante ao ibuprofeno, chamado oleocanthal. A descoberta ocorreu há quase quinze anos, quando cientistas do Monell Chemical Senses Center e colaboradores das universidades da Pensilvânia, da universidade de Ciências da Filadélfia e da empresa Firmenich, descobriram a presença do agente natural anti-inflamatório. 

Mirtilo

Além do sabor delicioso, o mirtilo, também conhecido como blueberry, é uma fruta com alto poder anti-inflamatório. O mirtilo é rico com pigmentos antocianos, uma substância que age de maneira benéfica no nosso organismo, combatendo os radicais livres, reduzindo as inflamações, melhorando a circulação e baixando o colesterol ruim.

Categorias